Henri Cartier-Bresson

Henri Cartier-Bresson

image

image

image

image

image

image

“Nascido no início do século passado, Henri Cartier-Bresson foi  um dos fotógrafos mais importantes do século XX, é considerado o pai do fotojornalismo.

Para mim, a câmera é um caderno de desenho, um instrumento da intuição e da espontaneidade, o mestre do instante que, em termos visuais, pergunta e decide simultaneamente. A fim de “dar um sentido” para o mundo, tem de se sentir envolvido com o que se enquadra através do visor. Essa atitude exige concentração, a disciplina da mente, sensibilidade e um sentido de geometria. É por economia de meios que se chega a simplicidade de expressão.

Para tirar uma fotografia é para segurar a respiração quando todas as faculdades convergem para um rosto de fugir da realidade. É nesse momento que dominar uma imagem torna-se uma grande alegria física e intelectual.

Para tirar uma fotografia significa reconhecer – simultaneamente e dentro de uma fração de uma segunda tanto o fato em si a organização rigorosa de formas visualmente percebidas que dão sentido à existência.

É colocar a cabeça, o olho e o coração no mesmo eixo.” – Henri Cartier-Bresson

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s